Otimista ou Pessimista, o que é melhor?

Curso online: Colocando o dinheiro no seu devido lugar

                  Você já deve ter se deparado com aquele dia em que você acorda muito bem humorado, parece que tudo vai dar certo, e é interessante que o universo conspira em nosso favor nesses dias não é mesmo? O trânsito até ao trabalho parece mais leve, o dia parece mais lindo, o seu chefe te elogia, o almoço parece ter um sabor mais interessante e na verdade você pensa consigo mesmo: “Hoje nada pode me parar, posso fazer o que eu quiser”.

                Porém, nós temos dias de céu nublado, onde parece que tudo nos indica que o melhor a se fazer é ficar na cama o dia todo. Você acorda, a esposa mal lhe responde o “bom dia”, o filho resolve pegar aquela gripe, você acaba chegando atrasado no trabalho e para piorar a situação, leva aquela bronca do chefe por não ter conseguido terminar aquela tarefa importante que ele pediu a 2 minutos atrás. E aí você pensa: “Hoje não tenho ânimo pra nada”.

                Eu lhe contei esta história, porque acredito que assim como eu, você também tem seus dias de otimismo total e de pessimismo. Somos levados muitas vezes a ser otimistas e pessimistas em relação as circunstâncias que vivemos. Isso é natural, porém, quando tratamos de vida financeira, não pode ser um hábito e nem muito menos uma boa prática.

                A nossa vida financeira não pode ser baseada no otimismo total, porque isso é extremamente perigoso. Conheço pessoas que são otimistas a ponto de fazerem investimentos muito arriscados, porque sempre pensam que tudo vai melhorar, o mercado irá mudar e aquele investimento será uma mina de ouro.

                Também conheço pessoas que não conseguem sair do lugar porque o pessimismo é extremo, não conseguem ver a luz no fim de túnel. Pessoas que estão endividadas e não conseguem ver saída pra nada, porque tem em suas mentes que tudo sempre dará errado.

                A nossa vida financeira precisa ter a dose certa de otimismo e pessimismo. Quando falamos de finanças, precisamos ser equilibrados com nossos sentimentos e agirmos com a razão, isso mesmo, com a cabeça. Uma vida financeira saudável parte de uma mente equilibrada e capacitada de conhecimentos.

0 responses on "Otimista ou Pessimista, o que é melhor?"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Setup Menus in Admin Panel