O Perigo do Imediatismo

Curso online: Colocando o dinheiro no seu devido lugar

                Um amigo me contou que certa vez fez uma viagem e que, chegando lá, nos três primeiros dias no hotel, ele já estava ficando incomodado porque todos os dias havia uma pessoa que o abordava para lhe oferecer um plano de viagem. O vendedor lhe oferecia um jantar maravilhoso em troca de seu tempo para ouvir a proposta do plano de viagem.

                Ele conseguiu bravamente recusar a oferta do jantar durante os três dias, porém, no quarto dia, já cansado, exausto da batalha, ele se entregou. Eu reconheço que meu amigo lutou muito bem, mas acabou perdendo a batalha.

                Ele e sua esposa entraram na sala e começaram a ouvir o plano “maravilhoso” de viagem que a empresa estava lhe propondo. Ficaram ali durante 3 horas ouvindo que o céu era o limite e que a vida deveria ser vivida intensamente. Ouviram coisas que todos nós gostamos de ouvir, e no final, lhe foi apresentado a proposta mais tentadora que qualquer um de nós poderia imaginar.

                A conclusão da história é que meu amigo não conseguiu resistir a proposta que lhe foi apresentada, até mesmo porque o vendedor lhe disse que não poderia segurar aquela proposta em outra ocasião. E meu amigo fechou o negócio sem ao menos fazer uma conta básica pra ter certeza que conseguiria arcar com aquela despesa.

                Quando ele acabou de assinar o contrato, toda a equipe de vendas parou e celebrou a venda. Abriram uma champanhe e gritaram de alegria. A única pessoa que realmente não conseguiu gritar foi o meu amigo. Isso porque, minutos depois de assinar o contrato, ele pensou que aquela despesa afetaria de forma profunda a sua vida e a de sua família.

                Infelizmente, depois disso, ele gastou muito tempo para conseguir cancelar a compra e poder dormir em paz.

                Eu vejo isso acontecendo o tempo todo, pois nós não gostamos de fazer cálculos, planejamentos e pensarmos melhor antes de agir. O imediatismos na vida financeira, sem os devidos cuidados, pode gerar muitos problemas. Não há problema algum em aproveitarmos oportunidades, o grande problema é quando não sabemos exatamente o que aquela despesa pode influenciar em nossa vida financeira pela falta de conhecimento de nossas finanças.

                Para que isso não ocorra, precisamos tomar cuidado com o imediatismo que nos ronda, e mais do que isso, buscarmos conhecer melhor nossas finanças a fim de não colocar o chapéu onde a mão não alcança.

0 responses on "O Perigo do Imediatismo"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Setup Menus in Admin Panel